Chá verde – conheça os 5 incríveis benefícios do chá

 

 

Muita gente costuma torcer o nariz para o chá verde por causa do seu sabor que, não podemos negar, é um tanto amargo! Entretanto, são tantos os benefícios desse chá já atestados pela ciência que vale muito à pena alguns minutinhos de sabor amargo em troca de tudo de bom que o mesmo pode nos oferecer.

Se você ainda não se convenceu leia até o final e se surpreenda !

 

 

O que é o chá verde ?

 

 

Muito se fala por aí sobre as propriedades e sobre os vários benefícios do cháverde, contudo, têm pessoas que o ingerem sem mesmo saber do que é feito.

Pois bem… O chá verde é feito através da infusão de uma planta chamada Camellia Sinensis e infelizmente existem pessoas vendendo inúmeros chás provenientes de outras plantas como chá verde.

A erva sempre foi bastante conhecida no Japão e na China e há algum tempo passou a ser consumida mais frequentemente também pelo ocidente devido as suas propriedades antioxidantes que fazem tanto bem à nossa saúde.

A mesma chegou aqui no ocidente através de Portugal onde está localizada a plantação ocidental de Camellia Sinensis e exporta para todo o mundo. Todo esse sucesso só vem reafirmar todos os benefícios do chá verde.

 

 

O chá verde possui uma quantidade importante de vários nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Confira quais são eles:

Manganês (As enzimas de manganês possuem a importante função de desintoxicar o corpo sendo considerada uma substância detox).

Potássio (contribui para o bom funcionamento do nosso corpo e sua carência pode causar algumas complicações como, por exemplo, prisão de ventre, cansaço depressão, acne, insônia, nervosismo, câimbras, fraqueza muscular fraqueza dos batimentos cardíacos e retenção de sal).

 

 

Ácido fólico (Trata alguns tipos de anemia, mantém os espermatozoides saudáveis, reduz os riscos de Mal de Alzheimer, ajuda a evitar derrames e doenças cardíacas, ajuda a evitar que fetos adquiram anencefalia, ajuda no controle da hipertensão, diminui a queda dos cabelos, fortalece as unhas e é indispensável para uma gravidez saudável)

  • Vitamina K (Possui papel importante no que se refere à coagulação sanguínea e evita hemorragias).
  • Vitamina C (fortalece nosso sistema imunológico)
  • Vitamina B1 (Também conhecida como tiamina é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, do coração e também dos músculos. Ajuda as células na metabolização da glicose e sua carência pode ocasionar lesão cerebral irreversível).
  • Vitamina B2 (Também conhecida como riboflavina e sua carência pode causar, rachaduras nos cantos do nariz e nos cantos da boca, inflamações gengivais com sangramento, estomatite, ardor nos olhos, coceira, secura na pele, língua arroxeada, catarata, depressão etc.).

 

 

Os 5 benefícios do chá verde

 

 

  • O primeiro benefício é sua ação antioxidante que regenera as células quem sofrem com a ação dos radicais livres provenientes da poluição diária, dos agrotóxicos dos alimentos etc. Evitando o envelhecimento precoce e ajudando no fortalecimento do sistema de defesa.
  • Entre os 10 benefícios do chá verde destacamos o poder desse chá em evitar doenças do coração e a diminuição do colesterol ruim. Reduz doenças cardiovasculares degenerativas, reduz os riscos de ataque cardíaco e relaxa os vasos sanguíneos.
  • Prevenção do diabetes: Aproximadamente 12 milhões de pessoas no Brasil sofrem com diabetes e de acordo com alguns estudos o chá em questão é importante na prevenção dessa doença, pois atua reduzindo as quantidades de açúcar no sangue e também aumenta a sensibilidade das células à insulina. Segundo uma pesquisa publicada pelo Journal of the American Medical e que reavaliou outras 7 à cerca do assunto e que avaliou aproximadamente 285 mil pessoas, pessoas que mantinham o hábito de tomar de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia apresentaram um risco menor (20%) de desenvolver o diabetes.
  • Melhora da função cerebral: Esse afirmadamente é um dos mais importantes benefícios do chá verde e isso se explica pelo fato de o mesmo ser rico em cafeína, substância cientificamente conhecida por ser um agente neuro-estimulante. Embora o chá possua menos cafeína que o café essas quantidades ainda conseguem bloquear os receptores da adenosina, elevando, desse modo, concentrações de norepinefrina e de dopamina no cérebro. O chá também consegue elevar a atividade do GABA (neurotransmissor) provocando relaxamento e reduzindo a ansiedade.
  • Prevenção do câncer: Muitos pesquisadores já afirmam que os antioxidantes presentes no composto do chá verde conseguem inibir a multiplicação inadequada das células, o que causa câncer. Os estudos demonstram que em países onde o consumo da bebida é mais alto, como no Japão e na China a incidência do câncer é visivelmente menor.

 

 

Como usar o chá verde

O aconselhável é que não se ultrapasse as duas xícaras diárias. Por conta da cafeína é preferível que não se beba o chá depois das 16 horas para que não atrapalhe o sono.

A bebida deve ser evitada por gestantes, pois alguns estudos demonstraram que o chá dificulta a absorção do ácido fólico. Também não é indicado para indivíduos com intolerância à cafeína, pois pode ocasionar dores de cabeça, taquicardia, náuseas, agitação e insônia.

Seguindo todas as nossas indicações você só conhecerá os benefícios do chá verde. conheça aqui o chá verde que eu e minhas amigas tomamamos para emagrecer é o green coffee xtreme suplemento natural.

Reinaldo Jr