Dicas para fazer um bom em tcc em 2018

 

Esteja sempre informado

 

Antes de iniciar o seu trabalho, confira qual o formato de TCC é solicitado pela sua faculdade, pois ele pode variar conforme o curso de graduação e a universidade. Pode ser que o seu trabalho seja uma monografia, um estudo de caso ou até mesmo um projeto experimental. Procure se informar com professores e ex-alunos quais são as possibilidades de formato que o seu curso te oferece e opte por aquele que tem mais haver com o seu perfil.

 

 

Saiba escolher sempre o seu melhor  orientador

 

Sempre Um dos principais desafios na hora de começar a produzir o TCC é escolher o orientador. Na hora de eleger o professor que vai te orientar, evite escolher determinado educador só pelo fato de se simpatizar com ele ou por terem construído um vinculo de amizade ao longo da sua graduação, pois a afinidade simplesmente não pode ser seu único critério de escolha.

Procure conversar com ex-alunos para saber quais são os professores que dão maior suporte aos estudantes, que são famosos por estimular a criatividade de seus orientandos e agregar ao trabalho, em vez de só acompanhá-lo. Além disso, é fundamental optar por um orientador que domine o tema ou o formato de TCC que você escolheu fazer, pois assim terá mais chances de ser bem sucedido em seu trabalho.

 

Tenha muito cuidado na escolha dos companheiros do seu trabalho

 

Outro fator muito importante é escolher corretamente os seus parceiros de trabalho, caso tenha optado por fazer em dupla ou em grupo. Saiba que nem sempre as pessoas que possuem maior afinidade são as mais indicadas para trabalharem juntas. Se a universidade permite que o Trabalho de Conclusão de Curso seja feito em parceria, procure escolher bons companheiros, que estejam dispostos a se empenhar da mesma forma que você.

 

Abuse nas orientações, deixe seu orientador sempre a par do andamento do seu trabalho. Lembre-se quem deve procurar o orientador é você e não ele.

 

Siga sempre as normas da ABNT, geralmente as faculdades e universidades dispõem para os alunos um manual de trabalhos acadêmicos dentre pelo qual está incluído o modelo de como elaborar o TCC seguindo as tais normas ou também você pode optar também por fazer o curso online tcc sem drama que vai te ensinar passo a passo como fazer o tcc.

 

Use mais o vocabulário técnico, palavras normalmente usadas em livros, artigos científicos entre outras fontes. Não repita muitas vezes a mesma palavra, pois fica feio e sem vida o contexto do assunto e dar a impressão de que você está fraco em vocabulário com isso não despertando a atenção de quem vai ler seu trabalho, use sinônimos nesse caso.

Reinaldo Jr