dicas simples de estudo para ajudá-lo a manter o foco

 

1. Definir metas de estudo

 

Primeiras coisas primeiro; comece com o básico e defina suas metas de estudo. Pergunte-se por que você está aqui, na universidade, possivelmente (como eu), tendo viajado pelo mundo para esta oportunidade. Divertir-se é certamente uma resposta, mas não a principal. Conhecer seus objetivos completa metade do trabalho.

 

 

2. Faça um cronograma de estudo

 

Depois de saber o que você quer, o próximo passo é preparar um horário de estudo semanal. Definir uma rotina para tudo. Seu horário pode incluir o tempo que você deve ir para a cama, o horário em que deve fazer suas refeições e, o mais importante, o tempo que você deve gastar em estudos. Não existe uma regra rígida e rápida e você deve, claro, permitir alguma flexibilidade dependendo de como as coisas correm. Mas estabelecer uma rotina é essencial, e tente seguir o cronograma de estudo da melhor maneira possível.

 

 

3. Aprenda a dizer não

 

Agora, eu não estou pedindo para você desistir de todas as suas atividades sociais, mas você tem que dar alguns passos ousados. Se você jantar fora diariamente, é melhor limitar isso a um dia por semana, o que ajudará você a economizar algum dinheiro também. Se você for ao cinema toda semana, tente reduzir para uma vez por quinzena. Se alguém lhe pedir para acompanhá-lo no shopping quando souber que você deveria estar estudando, diga a eles que está ocupado e informe a eles quando será a melhor hora. Resumindo: aprenda a dizer não quando você sabe que deveria.

 

4. Mantenha-se focado em suas prioridades

 

Auto-ajuda é a chave aqui. Ninguém mais vai impedi-lo de fazer o que quiser, mas é você quem enfrentará as consequências se não atingir seus objetivos. Mas, se seu objetivo é passar em concurso publico, você pode optar pelo guia prático para passar em concurso público em 1 ano, Lembre-se de que você está na universidade por uma razão, e se essa razão for perdida, nada mais vai se encaixar bem na equação.

O que eu faço para manter o foco é manter um diário comigo. Escrevi todos os meus objetivos e prioridades de estudo e, quando tenho tempo livre (enquanto espero pelo trem ou viajo e antes de ir para a cama), dou uma boa olhada neles. Você pode fazer o mesmo ou até colar alguns pôsteres na parede do seu quarto.

Siga estas dicas de estudo e mantenha o foco em suas metas. Além disso, você deve se sentir mais confiante em relação aos seus estudos, além de poder aproveitar todos os outros aspectos da vida do aluno.

Reinaldo Jr